Conheça

Christiane Yared: a deputada mais votada do Paraná que foge da mesmice política e tem chamado atenção pela postura independente e coerente no Congresso.

 
Foi do luto de perder um filho que Christiane Yared tirou forças para transformar a grande dor em luta. A tragédia que tirou a vida de Gilmar Rafael num crime de trânsito fez com que a já conhecida confeiteira curitibana travasse uma missão nada terna: lutar para que a Justiça fosse feita e evitar que novas irresponsabilidades ao volante tirassem mais vidas de inocentes, como foi o caso do filho, que perdeu a vida em 2009. O primeiro passo foi fundar, juntamente com o marido, o Instituto Paz no Trânsito, voltado para ações educativas, conscientização e apoio às pessoas que perderam familiares no trânsito.
 
Nessa batalha, Christiane percebeu que poderia fazer muito mais pela causa se tivesse um mandato eletivo. Foi quando ela decidiu candidatar-se a uma vaga para a Câmara dos Deputados. Em uma campanha extremamente barata e feita por doações espontâneas, que totalizaram R$ 119 mil,  Christiane Yared foi eleita a mais votada do Paraná, escolhida por quase 200 mil eleitores, que reconheceram o espírito guerreiro e as ações desse trabalho em defesa da vida. 
 
Desde então, a deputada articula dentro do Congresso Nacional um novo olhar das autoridades para a defesa da vida, principalmente em pautar a Casa com projetos e discussões que possam tirar o Brasil do ranking de 4o país com maior número de mortos no trânsito do mundo. “Pelas estimativas da Organização Mundial da Saúde, até 2020 um filho de cada família brasileira perderá a vida em tragédias de trânsito. É nosso dever lutar contra isso”, justifica.
 
Em mais de dois anos de mandato, Christiane Yared não parou um dia sequer. Elaborou e apresentou cerca de 180 proposições, com um ponto central: fechar brechas na lei e modificar comportamentos que provocam milhares de mortes todos os anos no trânsito brasileiro. Entre projetos de lei, requerimentos e relatórios, merece destaque a proposta de tornar inafiançáveis os crimes cometidos por motorista embriagado.
 
Como lei já aprovada, Christiane conseguiu uma pena mais rigorosa para quem dirigir manuseando ou falando ao celular. Pela justificativa acatada, a parlamentar sustentou o risco de uso de tecnologias no trânsito,  no caso o celular, que mata até sete vezes mais que o álcool, tornando-se a maior preocupação dos últimos tempos. “Nem todos que dirigem bebem, mas praticamente todos que dirigem possuem um celular”, esclarece. 
 
Além de avanços na legislação, outro ponto marcante da atuação de Christiane é a destinação de emendas aos municípios paranaenses, que significam dinheiro para resolver questões do cidadão. Christiane escolheu trabalhar especialmente em favor dos pequenos municípios, principalmente do interior do estado, que raramente têm sido atendidos nas suas demandas junto ao Governo Federal. “O município menor precisa de uma atenção ainda maior. É assim que penso”, fundamenta. Entre as prioridades, Yared prefere investir na melhora do atendimento em saúde do cidadão.
 
Somente em 2017, Christiane Yared destinou R$ 5 milhões para os municípios do litoral paranaense. As verbas servirão para investimentos que contemplem saúde, infraestrutura turística e, ainda, inclusão social. “São recursos necessários para atender projetos que vão suprir as necessidades das populações destas cidades para melhorar a qualidade de vida no litoral do Paraná”, disse a deputada federal.
 
Na atuação política, tem chamado atenção pelas votações com coerência. Votou favoravelmente pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), mas também votou pela continuidade da denúncia contra o atual Michel Temer (PMDB). Antes disso, também votou pela cassação do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB). Apesar de ser do PR, partido da base governista, é a segunda deputada filiada que menos vota com a sigla. É contra o Fundo Eleitoral e muito crítica às várias propostas governistas, que preocupam a sociedade. “Meu papel aqui não é partidário. Eu vou defender sempre a população do meu estado do Paraná”, reforça.
 
Paralelamente à atuação no Congresso Nacional, a deputada federal concilia a agenda parlamentar com colégios, universidades, empresas e grupos interessados em ouvir sobre o tema de trânsito defensivo. Ao todo, Yared já proferiu mais de 300 palestras para diferentes públicos, para conscientizar sobre a importância de termos um trânsito mais seguro.
 
Sobre o futuro, a parlamentar prefere ser, segundo ela própria, um elemento que possa contribuir para um Paraná e um país ainda melhor. “Transformar o luto em luta é o meu combustível. E essa força que me fez chegar até aqui será a mesma força que nos conduzirá, juntos, até onde Deus nos achar úteis”, diz.